Para quem pretende construir ou reformar uma edificação é essencial entender que uma das etapas mais importantes acontece antes mesmo da obra iniciar. Após o desenvolvimento do projeto por profissional habilitado, é necessário a aprovação do projeto pela prefeitura para obtenção do Alvará de Construção. O processo de aprovação legal, também conhecido como “licenciamento” é uma análise do projeto pela prefeitura para garantir que este esteja em conformidade com as leis, normas e regulamentos municipais. Isso inclui a verificação do atendimento do projeto aos parâmetros e diretrizes urbanísticas, as questões relativas ao meio ambiente e patrimônio cultural, entre outros aspectos importantes. Em Belo Horizonte o processo de licenciamento de edificações é realizado pela Secretaria Municipal de Política Urbana – SMPU e o responsável técnico pelo projeto pode escolher o fluxo de tramitação: o “Convencional” e o “Alvará Na Hora”. O Fluxo Convencional pode ser utilizado para projetos de licenciamento e de regularização. Neste fluxo o processo é protocolado e após aproximadamente 10 dias após pagamento das taxas é realizada a análise documental. Com o acatamento dos documentos protocolados, o processo é encaminhado para uma fila de espera para o primeiro exame do projeto, cujo prazo no primeiro semestre de 2024 foi de 90 dias para processos de licenciamento (aprovação inicial e modificação). Decorrido o prazo, o projeto é analisado pela municipalidade, publica-se um comunicado com as pendências detectadas, concede-se prazo de 30 dias para correção do projeto e em seguida é realizado um atendimento online com o técnico examinador. Após o reenvio do projeto, o processo aguarda por mais 50 dias em fila de espera para nova análise, que pode resultar em aprovação do projeto e emissão do Alvará de Construção ou em indeferimento da solicitação. Logo, optando pelo fluxo convencional o prazo médio para emissão do alvará de construção é de aproximadamente 180 dias.